Um Lugar Qualquer

“Um Lugar Qualquer”- “Somewhere”, Estados Unidos, 2010

Direção: Sofia Copolla

Uma Ferrari preta barulhenta dá voltas em circulo e volta sempre ao mesmo lugar num deserto. O dono dela é um ator famoso sempre numa vida vivida sem emoção. Mesmice. Ou angústia?

Ele cai numa das andanças pela noite e quebra o punho. Johnny Marco (Stephen Dorf) está na cama sonolento e deprimido. Não se anima nem com as duas garotas gêmeas e louras fazendo um número de “pole dance” no quarto dele. Ele mal mexe os olhos. Desinteressado.

Mas entende-se que mulher é o que não falta na vida dele. Correm atrás. Mas Johnny faz sexo como quem faz ginástica. Blasé.

O cenário do filme é o famoso e tradicional hotel Chateau Marmont em Los Angeles. E a diretora e roteirista do filme, Sofia Copolla, combina com o conforto e o luxo tímido do lugar que abriu suas portas para ela porque ela é ela.

Quando o filme começa, depois das garotas louras,  ficamos sabendo que ele tem uma filha de 11 anos, Cleo, que a ex pede para passar uns dias com o pai.

A reação é a mesma de sempre. Deslocado, recebe a filha sem entusiasmo. Beijo na testa.

O tédio e o vazio daquele espaço onde vive o ator, agora tem uma mudança de energia. E vemos ele acordar admirado com a beleza da filha patinando no gelo.

E Cleo se torna parceira do pai. Vai onde ele for e sua presença delicada parece que está tirando o pai do marasmo afetivo em que ele vivia.

Uma cena na piscina com os dois brincando é adorável. Cleo convida Johnny a relaxar e ser o pai dela. Os dois depois descansam ao sol sem necessidade de palavras.

O amor quando é represado, às vezes rompe barreiras e pode haver um mergulho na angústia, produto da conscientização do que se perdeu e não se recupera.

Mas há motivos para se pensar em mudanças benéficas na vida de pai e filha.

Sendo Sofia Copolla a roteirista e diretora podemos pensar em toques pessoais? A família toda envolvida com o cinema pode ter inspirado algo na história desse pai e filha. Mas sempre estamos naquilo que criamos, não é mesmo?

Este post tem 0 Comentários

Deixe seu comentário

Obter uma imagen no seu comentário!